Portal WSCOM
O governador João Azevêdo (PSB) demonstrou, nesta quinta-feira (24), preocupação pela redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE) pelo Governo Federal. Ele falou sobre uma perspectiva pouco animadora visando os próximos repasses de recursos.
João ressaltou a importância de entender o impacto da diminuição de receita não somente para os municípios, mas também para os estados. Ele apontou a necessidade de um diálogo aberto sobre a situação.
O Consórcio Nordeste e os governadores estão se mobilizando para abordar essa questão com o Governo Lula, declarou. Na próxima semana, haverá uma cúpula em Brasília, onde gestores estaduais se reunirão para apresentar suas preocupações e propostas.
“O FPE está caindo e a gente precisa ter uma discussão sobre isso e é isso que a gente está provocando através do Consórcio Nordeste, através dos governadores. Haverá uma reunião já na próxima semana em Brasília. Isso tudo para tratar dessa pauta, que é preocupante porque a queda está sendo muito alta, muito alta”, declarou à 98fm.
Ele ainda pontuou: “A previsão desse mês, inclusive, é de mais queda ainda. As duas parciais do dia 10, dia 20, vieram muito ruins e a do dia 30 não tem boa perspectiva também não”, declarou em entrevista à rádio”.