Pesquisa do IBOPE Inteligência mostra que os brasileiros estão pouco otimistas quanto a um eventual governo encabeçado por Michel Temer: quatro em cada dez acreditam que seu governo seria ruim ou péssimo, para 31% regular e apenas 13% esperam uma gestão boa ou ótima. Há ainda 16% que não sabem ou preferem não responder.
Independentemente de ser a favor ou contra o impeachment, a troca de presidente não mudaria muita coisa no país na opinião de parcela significativa da população: para 43%, um eventual governo Temer será igual ao de Dilma. Há também 24% que acham que seria pior e 23% que esperam que seja melhor. Desta vez, 10% não sabem ou preferem não responder.
Entre os favoráveis ao impeachment (cerca de 2/3 da população), 45% afirmam que um governo Temer seria igual ao atual, 28% acreditam que seria melhor e para 17%, pior. Dentre os contrários à retirada de Dilma do cargo, 43% acham que a gestão Temer seria ruim ou péssima, 38% afirmam que seria regular, enquanto para 13% seria melhor que a atual.
Impeachment - Mesmo sem uma expectativa positiva para um governo do PMDB, a maioria da população ainda é a favor da retirada da presidente Dilma do Palácio do Planalto: 67% são favoráveis ao impeachment e 28%, contrários.
Sobre a pesquisa
Foram entrevistadas 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 143 municípios do país, entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2015. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.