Segunda data mais importante para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deste ano deve ser movimentado para os varejistas. Pesquisa do IBOPE Inteligência mostra que 60% dos brasileiros pretendem comprar um presente por conta dessa data. Essa intenção de compra aumenta ainda mais entre os entrevistados de 16 a 34 anos e com renda de dois a cinco salários mínimos.
No total, os brasileiros devem gastar, em média, R$ 112 com todos os presentes que comprarem para essa data. Pouco mais da metade da população (56%), entretanto, vai gastar até R$ 100. Outros 17% vão desembolsar de R$ 101 a R$ 200 e os que pretendem comprar presentes acima dessa quantia somam 18%.
Roupas serão os presentes mais comuns, citados por 16% dos ouvidos pelo IBOPE Inteligência. Acessórios (bijuteria, óculos, chapéu, bolsa, cinto, entre outros) e flores são as escolhas de 16% e calçados (sem considerar tênis), a opção de 13%.
As lojas de rua serão procuradas por 71% da população na hora de comprar esses presentes, sobretudo pelos moradores de cidades pequenas (até 50 mil habitantes). Os shoppings são mencionados por 21% e sobem para 34% quando considerados apenas os municípios com mais de 500 mil moradores. As compras pela internet serão uma escolha somente para 9% dos brasileiros.
Essas informações foram coletadas utilizando o BUS, pesquisa do IBOPE Inteligência representativa da população brasileira realizada todos os meses a partir de perguntas de diferentes clientes.
DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa
DIA DAS MÃES
Margem de erro
A MARGEM DE ERRO ESTIMADA É DE 2 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO TOTAL DA AMOSTRA.
Tema
OPINIÃO PÚBLICA
Contratante
IBOPE INTELIGÊNCIA
Período
12/04/2018 A 16/04/2018
Local
BRASIL
Amostra
2002 ENTREVISTAS EM 142 MUNICÍPIOS.