O setor de serviços no Brasil teve ligeiro recuo de 0,3% de agosto para setembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira. Desde maio, o índice tem apresentado volatilidade, alternando períodos de queda com altas. No acumulado do ano, a pesquisa registra uma queda geral de 0,4%, enquanto que a comparação dos últimos doze meses indica retração de 0,3%.
Em relação a setembro de 2017, os serviços cresceram 0,5%, a primeira vez que são registradas duas taxas positivas seguidas desde 2014. No terceiro trimestre, o setor cresceu 0,7% frente ao mesmo período de 2017, interrompendo uma sequência de 14 trimestres seguidos de quedas.
PUBLICIDADE
Na divisão dos números por categorias, o recuo de 0,3% foi acompanhado por três das cinco atividades investigadas, como correio – que, ao recuar 1,3%, devolveu parte do ganho de 2,8% verificado em agosto. Já os serviços de informação e comunicação (0,4%) e os prestados às famílias (1,4%) contribuíram positivamente para o volume mensal.